A REDE SUSTENTABILIDADE nasce no contexto de um mundo plural, em transformação, e pretende se manter conectada com a efervescência dessa pluralidade expressa nos movimentos políticos e culturais do Brasil e do exterior.
2013
Fundação da REDE: 16 de fevereiro
2013
20 de fevereiro de 2013, foi divulgado o Manifesto Político da Rede Sustentabilidade, elaborado pelos ideólogos e fundadores do partido defende uma “reinvenção” da política e apresenta sua plataforma partidária.
2013 a 2014
Primeira etapa de coleta de assinaturas. Foram validadas 442.525 assinaturas, faltando assim outras 49 mil para atingir o mínimo exigido.
2014
REDE e PSB formam uma aliança programática para disputa das eleições. Marina Silva, é lançada como Vice-Presidente na chapa com Eduardo Campos.
Em 13 de agosto Eduardo Campos morre em um acidente de avião e Marina Silva é oficializada como candidata a Presidência pelo PSB em união com a REDE, terminando em terceiro lugar com 22,1 milhões de votos.
2014 a 2015
Segunda etapa de coleta de assinaturas
2015
22 de setembro a REDE obtém o seu registro definitivo no TSE e recebe o número 18
2016
Paulo Lamac é eleito Vice-Prefeito de Belo Horizonte disputando pela REDE a eleição municipal junto com o Prefeito Alexandre Kalil.
2017
Em maio de 2017, a REDE protocolou no Conselho de Ética da Casa, um pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar do senador Aécio Neves, envolvido no esquema de corrupção delatado pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS. Por medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento de Aécio do cargo de senador.
2018
A REDE lança Marina Silva como candidata a Presidência, obtendo 1.069.577 de votos. Elege cinco Senadores: Randolfe Rodrigues (AP), Fabiano Contarato (ES), Flávio Arns (PR), Capitão Styvenson (RN) e Alessandro Vieira (SE). Para a Câmara a REDE elege a primeira indígena para a Câmara Federal, a Deputada Joenia Wapichana (RR). Elege ainda, 8 Deputados Estaduais.
2018
Ana Paula Siqueira se torna a primeira parlamentar do partido a ser eleita para a Assembleia de Minas.
2020
A Rede MG elege seu primeiro Vereador para a Capital mineira. Também é eleito o primeiro Prefeito da REDE MG: Txai Costa, em Nova Era.
2022
A REDE MG dobra a sua presença na Assembleia de Minas com a reeleição da Deputada Estadual Ana Paula Siqueira e eleição do Deputado Estadual Lucas Lasmar.